terça-feira, 22 de maio de 2012

COMO ESTÁ SEU CONDICIONAMENTO FÍSICO?

 

Com todo o respeito aos militares "acima do peso", sabemos que muitas são as razões para esse descompasso com a balança, como por exemplo, questões patológicas e até mesmo psicológicas. Mas o que pretendo discutir aqui é a importância da condição física do militar e não condená-lo pela sua atual situação, seja ela qual for. Não é esse o propósito, que fique claro isso... perfeito? Apesar de quê, quem somos nós para julgar alguém? Apenas O Cara lá em cima é capaz disso.

Mas retornando guerreiros... Sejamos franco, a condição física do camarada é de grande relevância em sua atuação, principalmente os militares que atuam nas atividades operacionais. Já presenciei um combatente dando um tiro de 10 metros e morrer, não aguentar mais nada. E, dependendo da operação, se for uma em que exija atuação contínua, não tem como parar para descansar, respirar e se recuperar, a ocorrência acaba sendo prejudicada ou até mesmo interrompida. Agora pense no que passa na cabeça de um guerreiro que ocasionou esse efeito dominó. Espero não ter esse desprazer! É f%#d@. 

Por esta razão que a preocupação em manter-se em "condições de combate" seja tão relevante, assim como cuidar da sua mente. Confesso que ainda não estou no meu melhor mas procuro, dentro das possibilidades, trabalhar a carcaça para que esta não me dê problemas quando eu e minha guarnição mais precisarmos. E acredito que esse deva ser o pensamento dos demais camaradas.

Para isso, devemos sempre que estar atentos ao nosso comportamento alimentar. O que você come quando está em casa? E no trabalho? Em casa até dá para dar uma regulada na fritura e nas massas. Agora no serviço a coisa complica, não é guerreiro? Quem nunca, na hora do QRE, parou para comer aquela pizza recheada ou aquele frango a passarinho? Já fiz isso e conheço um monte de militar que ainda faz! E as coxinhas regadas a muito molho e acompanhadas com aquela Coca-Cola estupidamente gelada? Tentador, não é? Mas isso é um suicídio a sua saúde e ao seu condicionamento. É necessário sim, ter disciplina consciente também nas refeições!

Não vou chegar aqui e dizer que devemos cortar todos os prazeres da mesa. Nunca!!! Mas devemos ter em mente que precisamos da nossa saúde física e fisiológica em dia. E por que não intensificar aquela corrida pela manhã? Praticar uma arte marcial ou um outro esporte de sua preferência? E quem sabe, dar uma regulada nas frituras, nas geladas e nos refrigerantes. Já pensou nisso? 

Tenha certeza, camarada, que você estará preservando não apenas sua carcaça, lhe dando vida longa, mas também estará lhe dando longa vida para sua carcaça aguentar o que você desejou ser: um combatente da Polícia Militar!