quarta-feira, 5 de setembro de 2012

RESPEITO É BOM E TODO MUNDO GOSTA




Não estou aqui para questionar os pilares máximos da instituição POLÍCIA MILITAR: Hierarquia e Disciplina. Até porque, sou apaixonada pela minha profissão e pela vida militar. Mas menosprezar O INDIVÍDUO pelo simples fato dele ser ''mais moderno'', seria mais do que obsoleto... seria discriminatório.

Não é porque o cara entrou há pouco tempo na polícia, que ele não agregará em muita coisa. E o histórico de vida do sujeito? E as habilidades que o mesmo possui? E a sagacidade, a destreza e a garra? Não contam??? 

Infelizmente, ainda nos dias de hoje, vemos alguns (digo "alguns") que acreditam que inteligência e habilidades são sinônimos de antiguidade. É claro e evidente que o militar mais antigo, o ''praça velho'' como dizem, é tecnicamente mais capacitado para o serviço de polícia do que o recruta. Isso é inquestionável. Mas... e as capacidades individuais, não valem de nada? Antes de tecer comentários e avaliações sobre um profissional, seja ele de que âmbito for, este profissional deve ser observado por vários prismas, isso porque um complementa o outro.

A instituição Polícia Militar já se atentou à essa necessidade, mas ainda encontramos guerreiros com pensamentos arcaicos. É triste ver que esses militares, que ainda vivem da época ditatorial, usam de sua antiguidade para ridicularizar e menosprezar seu companheiro e/ou subordinado. Se eles acham que, agindo assim, garantirão o respeito do colega... estão enganados.

Mas sou otimista, vejo que são poucos os retrógrados e melhor, vejo muitos ''antigos'' com pensamentos modernos e conscientes de que o mais interessante para a instituição é tirar proveito das habilidades do militar e alocá-lo numa área em que possa extrair o que o cara tem de melhor para oferecer.

Agir com discriminação não fará do ''antigo'', um militar respeitado, tão pouco admirado pelos demais companheiros, só fará com que este fique estacionado no tempo. Quem for sensato, caminhará a passos largos certamente acompanhado; mas quem decidir por alí ficar, estacionado no tempo, acabará sozinho... sem nenhum companheiro pra lutar na sua guerra se preciso for.

Lembre-se: Juntos somos fortes!!!

Esse deve ser o pensamento da família Polícia Militar... esse é o meu pensamento.