sábado, 23 de junho de 2012

OPERAÇÃO NO COMPLEXO DA PENHA




Peixe, não tinha como não postar... diante dos últimos acontecimentos. A população capixaba está por dentro do ocorrido (operação no Complexo da Penha), mas gostaria de dividir essa vitória da Polícia do ES com os senhores.


Dessa vez, a cobra fumou para o lado dos vagabundos do Morro da Penha e bairro São Benedito. Era madrugada (dia 21/06) e já haviam equipes do BME (Batalhão de Missões Especiais) no alto do morro e barcas da ROTAM (Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Motorizada) cumprindo vários mandados de busca e apreensão. Helicóptero da NOTAer (Núcleo de Operações e Transporte Aéreo) auxiliava na empreitada. O cenário era lindo de se ver, camarada! Vibração não faltava para os combatentes envolvidos.


Tratava-se de uma ação integrada entre Polícia Militar e Civil e a idéia era fazer uma varredura padrão na região, o que foi feito com louvor. Cada beco, cada escadaria foi patrulhado pelos combatentes e muita coisa foi encontrada: arma longa, pistolas, revolveres, rádio comunicadores e drogas (é claro). 


Para se ter idéia dos resultados, veja o resumo da operação, segundo informações disponibilizadas na página da ROTAM (via Facebook):


Data: 21 de junho de 2012;
Horário: 04:30 horas;
Efetivo: - 20 Policiais Civis da DHPP-Vitória;
- 80 Policiais Militares do BME;
- 80 Policiais Militares da ROTAM;
- 20 Policiais Militares do 1º BPM;
Local: Complexo do Bairro da Penha e São Benedito;
Missão: Ocupação e Cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão;
Detidos: 14 Pessoas;
Drogas apreendidas: - 109 Papelotes de Cocaína;
- 111 Buchas de Maconha;
- 153 Pedras de Crack;
- 02 Kg de Maconha;
Armas apreendidas: - 01 Fuzil cal. .556;
- 01 Fuzil cal. 762;
- 03 Espingardas cal. 12;
- 03 Pistolas cal. .40;
- 02 Pistolas cal. 9mm;
- 02 Pistolas cal. .380;
- 01 Revólver cal. .38;
Munições apreendidas: - Cerca de 1000 Munições de diversos calibres;
Outros materiais apreendidos: - 02 Granadas;
- 01 Colete Balístico;
- 03 Rádios HT;
- Diversos celulares.



Veja abaixo algumas imagens dos materiais apreendidos na operação. Aproveito para parabenizar todos os envolvidos na missão: as tropas especializadas (BME, Rotam e NOTAer), a tropa de área (1º BPM) e a Polícia Civil.











Guerreiro, não vou mentir pra você... não foi nada fácil! Fomos levados a exaustão, mas como dizem os verdadeiros combatentes: a moral é que sustentava a carcaça. A tropa patrulhou o dia inteiro... e quando digo "o dia inteiro" não é brincadeira! De fato, trabalhamos todo o dia, desde a madrugada de quarta para quinte (20-21/06) até as 20h da própria quinta. Parar para o QRE? Não havia condição para isso, revezamento de equipe era feito apenas para ingerir rapidamente alguma coisa e pronto, de volta ao batente. Não podíamos dar ao luxo de descansar um almoço, coisa que todo trabalhador tem direito, porque poderíamos perder a oportunidade de pegar algum vagabundo em flagrante. Por isso guerreiro, fica uma dica: vai patrulhar horas a finco? Tenha o seu cantil e umas mariolas... Você acha graça? Então tente ficar quase 20 horas subindo e descendo um morro, fazendo tróia sem esses dois ítens que mencionei... saberá o que estou dizendo. Principalmente na situação de tróia!!!

Apesar de todas as adversidades que a nossa profissão possui, como ter hora para entrar de serviço e não ter hora para sair, de ficar que nem uma doida subindo e descendo escadarias íngremes, de ter que ficar horas num DPJ para entregar um flagrante, de quase não ter tempo para fazer suas refeições como deveria, de vasculhar áreas que nunca pensou estar e, principalmente, de colocar sua vida em risco (...), mesmo assim, ainda vejo na cara de vários combatentes a sensação de estar cumprindo seu dever, conforme designado. Vejo ainda, a satisfação no rosto de muitos de vestir aquela farda, de honrar aquele batalhão, de fazer algo em prol da sociedade. É uma profissão bonita demais, peixe! Só quem pertence e quem deseja muito fazer parte dessa pequena parcela sabe o que estou querendo dizer.

Digo uma coisa, camarada: se você pensa em entrar pela polícia pura e simplesmente pela estabilidade e pelo salário, não faça isso... pois você será um frustrado!!! Terá que amargar anos de sua vida, fazendo algo que não gosta e que não tem aptidão porque quer receber um salário razoável, sabe Deus até quando. Pense direito, pois uma farda pesa mais do que você imagina. Você está preparado?