quinta-feira, 12 de julho de 2012

ESTEREOTIPAR... EIS A QUESTÃO!



Aprendi no CFSd que não devemos estereotipar um criminoso. Não será a uma maneira de se vestir e de se portar que definirá se p sujeito é ou não uma pessoa de bem. Concorda? Mas infelizmente a realidade não é bem assim... e vou te dizer o porquê. 

Qual a probabilidade de um sujeito que veste uma bermuda da Cyclone, uma camisa de time (em especial a do Messi, da Argentina) e um boné de aba reta, ser um traficante, por exemplo? A probabilidade é relativamente alta, concorda? Isso significa então que grande parte dos bandidos tem esse perfil, mas nem todos que tem esse perfil são bandidos? Sim... acredito nisso.

Então vai me dizer que não se pode estereotipar? Calma, isso não significa que devo tratar qualquer cidadão de bermuda da Cyclone, camisa do Messi e boné de aba reta como se bandido fosse! Mas o policial deve SIM estar mais ATENTO aos indivíduos com esse perfil. Principalmente quando o cenário é um morro. Sei, eu sei... há criminosos E criminosos. Eles vão obviamente variar de perfil e conduta de acordo com o ambiente em que eles atuam. Isso não é matemática, não é receita de bolo... tudo é relativo.

E você, meu camarada, deve estar preparado para lidar com essa e muitas outras situações. Ser polícia não é nada fácil, temos que discernir, muitas das vezes em fração de segundos, a melhor iniciativa numa ocorrência.

Ter astúcia e perspicácia, ser observador e estar por dentro dos criminosos da região que atua são uns dos requisitos fundamentais para uma correta conduta policial.

É dessa maneira que se distingue os bons dos maus profissionais da segurança pública. E você, peixe... está de que lado?