quarta-feira, 25 de abril de 2012

ALGUNS COMANDANTES...




Quer me deixar p#%@ da vida é ver a gestão de certos comandantes. Prestem bem atenção: não estou me referindo a TODOS, mas sim a ALGUNS! É revoltante observar o despreparo e, arrisco até dizer, o abuso de autoridade desses alguns. 

É indigno ver uma tropa sendo sugada ao extremo, sugada físico e mentalmente diga-se de passagem. Por quê isso? Para quê disso? Será que VOCÊ, comandante, acha bonito levar sua tropa à exaustão? Acha bonito vê-los pedindo para dar um QRX rapidamente para um QRE, pois estão há horas subindo e descendo favela, sem comer e sem beber; simplesmente porque VOCÊ acredita que sede e fome são psicológicos? É legal saber que o militar não tem uma escala fixa de serviço, tendo que ficar à SUA disposição, a SEU bel prazer e pelo tempo que VOCÊ julgar necessário? É bom saber que sua tropa não tem mais vida própria, pois a social já foi perdida há bem mais tempo? Acha bonito ver a cara de insatisfação dos SEUS comandados, porque VOCÊ não dá abertura para discutir as necessidades da tropa? Acha bonito, né? 

A cara de satisfação de um comandante assim dá náuseas. O que ele pretende em ser assim? Certamente, uma das razões é complexo de inferioridade que ele teve em alguma etapa de sua vida e acha que deve repassar aos demais. Isso é fato! Outra razão, não menos importante é a índole do indivíduo. Não se pode esperar posturas honradas e discernidas de pessoas medíocres. 

Digo para esses ALGUNS que comandar uma tropa não é simplesmente ORDENAR. É mais que isso, é saber identificar as necessidades de seus combatentes, descobrir os pontos fortes e fracos dos mesmos, para então, aprimorar as habilidades de cada um. Isso é ser um comandante honrado e respeitado. Conheço comandantes assim e aprendi muito com eles, pois estes souberam extrair de mim a dedicação, a força, a moral, a resistência, a disciplina e a perseverança que um combatente deve ter. Homens esses que tem todo o meu respeito e admiração!

Agora me deparar com situações vergonhosas como as mencionadas acima, deixa-me revoltada. O que ganha esse sujeito em ser assim? Na vida temos o livre arbítrio. Se estamos fazendo algo de errado, cabe a nós corrigirmos... mas se ainda assim quisermos permanecer no erro, o resultado acaba sendo esse tipo desprezível de atitude, por exemplo. Como disse, é questão de índole. E isso vem de berço e não se adquiri. 

Espero mesmo que as máscaras desses militares caiem num futuro bem próximo e que eles sintam na pele como é ser tratado da maneira que eles vem tratando sua tropa. Talvez assim, eles aprendam um pouco da vida e de como lidar com as pessoas de bem e que dão a cara para enfrentar a guerra.