sábado, 18 de fevereiro de 2012

O PRIMEIRO PASSO: A INSCRIÇÃO





Como tudo na vida tem um começo, ingressar na Polícia Militar não foi diferente. Numa tarde ensolarada e de céu azul, abro o site do Gazeta Online e vejo: "PMES abre inscrição para concurso de soldado combatente". Curiosa como sempre fui, li o edital e pensei... o salário até que é bom, tem a questão da estabilidade que todo mundo busca... está certo que nunca me imaginei uma policial, mas coloquei na minha cabeça que iria tentar.

Li todo o edital, cheguei no final exausta de tanto tópico... tantas fases que tinha que passar para entrar no curso de formação. Isso não significaria que, entrando no curso, seria já uma policial. O curso de formação também é uma FASE do concurso; se não passar, todo o sacrifício até alí seria em vão. Comecei a perceber que a coisa não era tão simples assim...rs.

No concurso que prestei foram nove etapas, isso mesmo 9 etapas! Teste intelectual, físico, psicossomático, exame médico e odontológico, investigação social, entrega de documentação, matrícula, classificação final e o tão esperado curso de formação.

Entre a inscrição e o teste intelectual, havia um lápso de 2 meses. Obviamente não era tempo suficiente para se preparar pra um concurso tão concorrido no estado, como o da Polícia Militar. Tem candidato que se prepara há anos. Além do preparo intelectual, havia também outro preparo que muito me deixou preocupada: o temido TAF. Quando li naquele edital que se passasse na 1ª fase, teria que correr 2.100m em menos de 12 minutos, fazer 35 abdominais em menos de 1 minuto e executar 2 barras dinâmicas, pensei... F#%@&#@!!!

Da parte física, a única coisa que conseguia fazer de pronto era o abdominal. Menos um exercício, não é mesmo?rs. Mas não me deixei abater, nem me intimidei diante dos obstáculos. Calculei que entre a inscrição e a 1ª fase haviam 2 meses, imaginei que teria o mesmo tempo entre a 1ª e 2ª fases, ou seja, entre a inscrição e o TAF teria aproximadamente (contando com a sorte) 4 meses.

A partir daí, resolvi tirar o escorpião do bolso e confirmar de vez minha inscrição. Depois disso, começou a minha luta contra o tempo... 4 meses apenas!