terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

2º PASSO: O PROCESSO SELETIVO





É, o caminho foi grande... cansativo e árduo! E tem gente que ousou a falar que é algo fácil de fazer... "qualquer um passa!"... Sei, passa... rs... passa p#$%@ nenhuma!!! Quem muito fala, pouco se vê fazendo. Mas não estou aqui pra falar dessas pessoas, nem vale a pena. Sendo assim, continuando...

Como disse em meu último post, 2 meses me separavam do resultado da primeira fase.. o que fiz? Peguei as provas dos últimos concursos da Polícia Militar e Bombeiro Militar aqui do estado e comecei a estudar; procurei também ficar mais antenada com as notícias ligadas à área de segurança pública e a partir daí, redigi alguns textos. Aproveitava o tempo que tinha quando não estava trabalhando nem na faculdade. Era curto, mas dava pra fazer alguma coisa.

Juntamente com a teoria, iniciei uma atividade mais forçada e específica na academia. Precisaria trabalhar bastante a musculatura dos membros superiores... conversei com o professor e este me passou uma série forçada. Devem estar pensando, "da onde essa pessoa tirou tempo para (ainda) praticar atividade física, já que ela trabalhava e estudava?".. o único tempo que me restava: às 05h30 da matina. Malhava exatamente 1h, as 08h00 já estava no trabalho e as 19h00 na faculdade... esse rítmo era de segunda a sexta, direto e sem folga! O sábado era mais tranquilo pois só tinha a academia, então poderia forçar a malhação sem me preocupar com o tempo. E o domingo era sagrado: DESCANSO.

Parece cansativo, corrido... mas não tinha jeito, eu já havia focado o meu objetivo... era aquilo que queria e iria dar o melhor de mim para fazer um bom trabalho. Fiz a prova escrita. Questões complexas, assim como a redação, mas fui com tranquilidade, serenidade e consegui desenrrolar bem. Terminei o teste consciente que tinha dado o melhor de mim, mas também era realista: haviam muitos, mas muitos inscritos. Pessoas que há anos tentavam entrar e que estavam estudando específicamente para aquele concurso. Bem, pensei: "seja o que Deus quiser!". E Ele quis. Passei na primeira fase dentro do quadro de vagas, ou seja, era só manter a aprovação nas demais etapas que a minha vaga já estaria garantida. A partir daí que o coração começou a bater mais forte...

Intensifiquei meus treinamentos físicos, passando a correr mais vezes na semana e forçar mais para fechar no tempo. Comprei uma barra e pendurei na porta do meu quarto e toda hora que passava por ela, me pendurava que nem uma doida!rs... Precisava fazer 2 barras dinâmicas e, com dois meses de treinamento, só estava fazendo UMA! Faltando duas semanas para o meu TAF, entrei em contato com o coordenador da minha faculdade e expliquei que precisaria me ausentar por conta do concurso e assim fiz. Minha vida nessas duas semanas era academia/trabalho/corrida... incansavelmente.

Todo o trabalho me renderam bons frutos. Com muita força, foco e determinação consegui alcançar mais uma graça: minha aptidão no TAF. Diga-se de passagem, privilégio para poucas... pois poucas foram as aprovações femininas. Isso porque muitas deixaram para treinar depois do resultado do teste intelectual, isto é, tiveram menos de dois meses para se preparar. Se tivessem treinado desde a inscrição, muitas iriam obter êxito. Por isso é importante frisar: quer passar no TAF? Treine, mas treine o quanto antes... não pensem que deixando os treinos em cima da hora, que no momento do teste o famoso ''gás'' vai te ajudar... não é bem assim. Treinamento é fundamental!

Depois do físico, veio o psicossomático e a investigação social. E acreditem, tem gente que é metida com coisa errada e acha que ''maquiando'' o formulário da investigação vai conseguir burlar a avaliação do serviço de intelegiência... me poupem! Podem até pensar que estão enganando ou omitindo, mas na verdade são eles que estão dando corda para o neguinho se enforcar. E teve casos assim nesse concurso.

As demais etapas, como entrega de documentação e exames clínicos, são tranquilas... não tem stress. E depois de tudo isso, vem o CFSD - Curso de Formação de Soldado. Foram oito meses de muita sugação... digo por experiência própria!