domingo, 26 de fevereiro de 2012

MENTE SÃ E CORPO SÃO





No início parece até brincadeira encontrar um militar meio ''perturbado'' no serviço, chega a ser engraçado. Isso no começo, né irmão? Porque depois, você começa a ver as alterações e aí a coisa pode até complicar para o seu lado. Estou dizendo alguma mentira? Acho que não.

Estou amando ser polícia, mas antes de amar a polícia, tenho que amar a mim mesma e, com ela, a minha saúde física, mental e por que não... espiritual? Vi um dia desses, um militar que me deu pena e me deixou muito preocupada. O dito cujo, parou a viatura e começou a falar que ele estava à espreita de um traficante, que ele ia invadir a casa do sujeito e ia cair de bicho pra cima, porque não tinha medo de nada. Em suma, o policial ficava (ao longo da conversa) falando palavras soltas e desconexas, ao mesmo tempo o cara que para ele era um traficante, ele se auto-corrigia e falava que era um assaltante, assassino, ou "bandidinho de merda"... uma mesma ocorrência tinha duas ou três versões. Muito estranho...

Bem, eu não conhecia o sujeito, mas estava certa que a história alí estava mal contada. A guarnição se despediu do militar e seguimos nosso destino... no caminho, um dos integrantes da guarnição perguntou: ''vocês conhecem o fulano?". Eu, assim como outro companheiro, disse que NÃO. Então o combatente continuou... ''913 purinho!!!". Em seguida, disse outras peripérsias do militar, segundo ele mesmo diz, ''913''. 

Fiquei espantada e me perguntei: mas um sujeito como esse primeiro, precisa de ajuda. E segundo, não tem condições de estar trabalhando nas ruas, pois além de colocar em risco a vida do próprio, está também arriscando a vida e a carreira do parceiro, além da segurança de terceiros.

Nessa mesma noite, a guarnição abriu uma discussão sobre o assunto. Contaram histórias de outros militares na mesma situação... uns continuam na ativa, já outros buscaram ajuda psicológica e até mesmo psiquiátrica. Não é brincadeira, peixe, essa é uma situação muito mais comum de se ver do que imagina. E como agir diante deste contexto? Você na posição de militar "perturbado" procuraria ajuda? Você na condição de parceiro de serviço continuaria a trabalhar com o policial? Você na condição de comandante afastaria o militar das ruas? O que você faria?

Pelo o que pude perceber, boa parte dos militares que passam por essa situação, muitas das vezes vivem SER POLÍCIA 24 horas! Só conversam sobre trabalho e só vivem o trabalho. Como se não bastasse, nos dias de folga, quando não arrumam um trabalho de segurança (o que não é apropriado para a categoria), saem pelas ruas em busca de QTC's e alterações. Causando transtornos não apenas na sua vida profissional, pois com as alterações, vêm os processos e com isso, um retardo nas promoções; mas trazem problemas também para a vida pessoal do indivíduo, pois era o tempo que poderia estar dedicando a sua família e ao seu bem estar.

Os antigos e calejados dizem que devemos ser policiais, mas não deixar que a polícia seja você. Até porque, você não vai resolver todos os problemas da sociedade, nem a própria Instituição consegue isso. Então por que você vai privar das horas que tem de folga, para caçar confusão e alteração? Tenha outras atividades, busque uma religião, dedique-se a sua família, descanse e volte com a mente sã e o corpo são para mais uma jornada de trabalho.

Por amar a minha profissão e por amar a mim mesma e as pessoas ao meu redor, que vou buscar discernir um estilo de vida que me propicie ser uma profissional eficaz e uma pessoa de bem com a vida. Equilíbrio, em todos os aspectos, é substancial para uma trajetória de sucesso.

Abraço, guerreiros!