terça-feira, 18 de junho de 2013

DEMOCRACIA, RESPEITO E ORDEM PÚBLICA




Diante dos últimos acontecimentos em nosso país, não poderia deixar de expor minha análise sobre o que mais se tem falado: Protestos e Manifestações. E já vou adiantando, antes de qualquer crítica idealista: Sou completamente a favor da DEMOCRACIA, do RESPEITO e da ORDEM PÚBLICA. 


***** 


ATO I - DEMOCRACIA 

Vitória/ES, 17 de junho de 2013 - 18:30h - Em frente a UFES (Universidade Federal do ES). 

Milhares de manifestantes reunidos, saem pelas ruas da capital a fim de apoiar os protestos que vem ocorrendo em São Paulo e no restante do país. Até aí, ótimo! É o seu direito. Vibrei ao ver brasileiros entoando o hino nacional, gritando palavras de impacto, tudo de maneira organizada, responsável e, melhor de tudo, pacífica. O Governo do Estado não só apoiou a iniciativa, como também providenciou para que o protesto ocorresse tranquilamente. Mas para que isso, na prática, pudesse acontecer, lá estavam os bravos guerreiros da polícia militar, além dos companheiros da guarda municipal, garantindo a segurança dos manifestantes durante todo o trajeto, sem contar nas cancelas da terceira ponte, que estavam completamente liberadas... os protestantes tiveram livre acesso para garantir o sucesso da manifestação. E por que não, ser referência para os demais estados da nação? Não tinha ninguém, absolutamente ninguém, impedindo a caminhada. Mais que o apoio do Governo do Estado, da polícia e prefeituras, os manifestantes tiveram total apoio da sociedade por onde passavam. Isso sim é protestar!!! 


ATO II - RESPEITO

Vila Velha/ES, 17 de junho de 2013 - 21:00h- Em frente a residência oficial do Governador. 

Os manifestantes tomaram toda a terceira ponte, em direção à residência do Governador Renato Casagrande. Vale ressaltar que o mesmo não estava no local. Pois bem, para garantir que nenhum tumulto se formasse, as tropas especializadas foram acionadas e lá estavam (em QAP) para qualquer eventualidade. Os protestantes chegaram e uma barreira humana foi feita pelos combatentes do BME - Batalhão de Missões Especiais, no acesso que dava para a casa do Governador... um procedimento padrão para a situação. A sociedade que inicialmente apoiou o ato dos manifestantes, piscando as luzes de suas casas, dando água para os mesmos durante o trajeto, mudou de postura após a ação desrespeitosa de uma latinha ser arremessada contra o policial que estava dialogando com alguns mediadores do movimento. Repito, quando o policial estava dialogando! Não bastasse isso, os infelizes começaram a jogar pedras e lajotas contra os policiais, começaram a depredar não apenas o patrimônio público (CREFES), como também o privado. Isso é respeito??? 


ATO III - ORDEM PÚBLICA

Vila Velha/ES, 17 de junho de 2013 - 21:40h- Em frente a residência oficial do Governador. 

Somente a partir do momento em que uma lata é lançada contra o policial, que ficou ferido, é que o BME agiu, procurando cumprir o que é o dever de todo militar: garantir a ordem pública. Diga-se de passagem, uma ação padrão... Completamente técnica, eficiente e sem excessos. E a manifestação pacífica de outrora deu lugar a atos de vandalismo. Prédios e veículos foram depredados, as grades da churrascaria Gramado foram arrancadas e tiveram seus vidros estilhaçados por pedras, o CREFES - Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo teve seu portão arrancado e jogado na rua, sem contar nos lixos... Que foram jogados na via pública e colocado fogo por eles... os manifestantes? Não!!! Os vândalos. De que adiantou ficarem entoando aos quatro cantos "Sem violência, sem violência, sem violência"? Ora, mas isso não é uma violência??? 

***** 

Garantir seu direito é algo que lhe é assegurado. Agora, agredir o direito dos demais cidadãos e da sociedade não faz de você um manifestante, nem protestante, tão pouco um cidadão que queira de fato mudar o seu país. Pense nisso.



Fontes: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/06/noticias/cidades/1449913-manifestacao-acaba-em-praca-de-guerra-na-porta-da-casa-do-governador.html

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/06/noticias/cidades/1449915-secretario-de-seguranca-diz-que-agiu-para-dispersar-grupo-radical.html