quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

FÁCIL? VEM CÁ FAZER ENTÃO...


Quem pensa que entrando para a Corporação a sua vida tranquiliza? Engano, meu camarada!!! Ingressar na Polícia Militar não é como nos demais concursos públicos que "passou" e pronto... agora é só relaxar e realizar seu trabalho na tranquilidade e estabilidade que o serviço público oferece. Engana-se quem pensa assim.

A vida de um policial é pautada em pressão, pressão e... PRESSÃO! Se relaxar você pode estar colocando-se em risco. É uma profissão em que a sua vida é posta a prova a todo instante. Além da periculosidade que é inerente ao nosso serviço, tem as cobranças internas. 

A polícia tem, a todo custo, que promover segurança... E mais que isso, tem que gerar sensação de segurança para a sociedade. Quer público mais exigente que a sociedade? Ela está juntamente com a mídia, cobrando iniciativas e mais iniciativas por parte das políticas públicas de segurança. Assim como qualquer outro cliente, nunca está satisfeita. 

O governo em contrapartida cobra das autoridades de segurança, que por sua vez cobram seus comandantes e que da mesma proporção e forma, cobram seus comandados... nós - a linha de frente da segurança pública - o policial militar. Sim, aquele que se desdobra pra patrulhar dois, três e até quatro bairros, pois o efetivo não é o suficiente. Sim, aquele que trabalha no famoso PO, que fica horas caminhando e tentando estar presente na maior área possível, evitando que seu comércio seja assaltado. Sim, aquele que patrulha por becos e vielas dos morros mais perigosos do estado, tentando diminuir o tráfico na região. Sim, aquele que quando tem uma situação com reféns ou quando tem um bomba no caixa eletrônico, vai apaziguar a situação e eliminar o risco de um desastre ainda maior. Sim, aquele que fica cara-a-cara com a criminalidade, com a hostilidade... Sim, nós (policiais) somos muito cobrados!!!

Temos consciência que estamos realizando um bom trabalho, pois temos noção da realidade de nossa Instituição. A falta de efetivo é um problema real! Infelizmente não podemos estar presentes em todos os lugares, mas estejam certos que quando os senhores realizam suas chamadas para o 190, a informação é devidamente repassada pelo rádio e nós não medimos esforços para o mais rápido possível chegar no apoio.

Repito: Infelizmente não podemos estar presentes em todos os lugares! Então antes de criticar o nosso trabalho, procure tomar conhecimento da situação. Porque cobrar, por cobrar é a coisa mais fácil. Agora, arregaçar as mangas e confrontar-se o perigo não é pra qualquer um. 

Mais um concurso público se inicia aqui no estado... Se ingressar na Polícia Militar é um sonho, esteja preparado para a realidade. Pressão e cobrança são constantes na vida de um policial. Não será uma vida fácil, mas lhe garanto que se for mesmo a sua vocação, você superará os muitos obstáculos que virão. Fica aí minha dica!

Está ruim com a polícia? Imagine sem ela, meu camarada!

Tks.