quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A IMAGEM DO POLICIAL



Tem gente que acha que ser policial militar é fácil. Basta vestir uma farda, calçar um coturno, colocar uma arma no coldre, expor sua figura e... pronto... lá se tem um policial! Assim é fácil, não é guerreiro? Entretanto, a coisa é muito mais complexa do que se imagina...

Já escrevi aqui, noutras oportunidades, a batalha que é CHEGAR e PASSAR pelo curso de formação. Escrevi também, sobre importância de um treinamento sério e contínuo para a atuação eficiente do policial. Agora o ponto que quero chegar aqui é: A Figura do policial.

Por mais observador que o policial seja, é fato que não tem como o mesmo visualizar e estar ciente sobre tudo o que o cerca. Mas o contrário... é impossível de NÃO acontecer. Isto é, somos facilmente observados, analisados e avaliados por TODOS que nos rodeiam. Independente de onde e quando estejamos, seja em dia de serviço ou de folga... não tem jeito, guerreiro, a sociedade está atenta a todo e qualquer passo dado, tanto do militar (ou qualquer outro profissional de segurança pública), quanto da Instituição ao qual ele representa.

Para esses profissionais faço algumas perguntas: 

- Qual a imagem que você demonstra como cidadão? E como profissional?
- É justa a imagem que a sociedade tem para conosco?
- A mídia retrata nossa conduta e postura fielmente? 
- A que ponto sua imagem reflete na Instituição em que você atua?

É fato que tudo o que você for responder surtirá efeitos na sua vida profissional, podendo ser efeitos positivos e... negativos. Por esta razão que temos de estar atentos ao nosso comportamento. Pois um deslize e pronto... temos uma sindicância, ou um procedimento administrativo, ou um escândalo na imprensa ou até mesmo a exclusão da função pública. 

A farda pesa, guerreiro! Ostentá-la não é fácil. Devemos analisar nossa postura tanto em serviço, quanto fora dele. Sabemos que a mídia não colabora em nada com o trabalho que realizamos. Os nossos acertos nem sempre são reconhecidos, ao passo que nossas falhas... preciso dizer mais alguma coisa? Outro dia, vi cidadãos clamarem por polícia e quando a polícia chegou, menosprezou nossa figura, nossa capacidade e nossa competência. Agora pergunto eu: E se não fosse a polícia, o que seria da sociedade? Digam-me!!! Sabemos que não podemos salvar o mundo, mas graças ao nosso trabalho que o mundo não está pior... pensem nisso antes de virem criticar nosso trabalho. 

A sociedade, assim como a mídia, infelizmente não é justa conosco. E não sendo justa com o profissional, vai refletir negativamente onde? Na Instituição. Pois a falha ou conduta inadequada não será apenas do policial, mas sim da POLÍCIA MILITAR. Aí é um prato cheio para as manchetes de jornais e telejornais sensacionalistas! Com isso, não se discute apenas a conduta de UM indivíduo, tão pouco sobre segurança pública, mas sim de... política. Efeito dominó, meu camarada. Uma coisa, vai levando a outra, que leva a outra e a merda já está feita. E no final, a corda arrebenta aonde? Vai, me responda... no lado mais fraco, né irmão?! É a resposta da política para a mídia e a sociedade.

Por isso, guerreiro, esteja atento e não entre numa barca que tem tudo para furar lá na frente... tenha postura civil e militar, seja profissional e cumpra o seu dever dentro da legalidade. Agindo assim, se a corda tiver que arrebentar, te garanto uma coisa... será difícil arrebentar do seu lado.