sexta-feira, 5 de abril de 2013

UMA FEM DE VALOR


Guerreiros, vejam o depoimento dessa brava combatente, Gecyanna CA :
Ontem, no desfile comemorativo da PMES, passei por uma situação que me remeteu a uma grande reflexão, que me clareou uma realidade até então oculta. Fiquei sabendo do desfile tarde, as 17:30 através de uma amiga aqui do "face" Hanneke Zache, que postou em sua página um convite a todos para prestigiar nossa Banda e colegas de trabalho!
Saí do serviço, as 19:10, e fui ao evento. Estavam todos muito bem vestidos e impecavelmente fardados. Me senti constrangida, tinha trabalhado o dia todo e não estava propriamente vestida, nem penteada para um evento de tal porte. Me posicionei em local estrátégico onde eu via o evento, mas poucas pessoas tinham acesso, atrás de uma árvore!
Nesse instante, passou por mim uma CABO, e, como aprendi no regulamento militar e honrando a educação que meus pais me deram, prestei a devida continência, sorri e desejei boa noite. Ela parou diante de mim, apontou para minha farda. Não respondeu a continência. E disse: Vc está aqui desse jeito? vc está horrivel! eu deveria te comunicar por estar assim! em tom ameaçador.
Inicialmente achei que ela estivesse brincando, mas com o semblante dela veio uma nuvem de antipatia que quase me cegou. Então, respondi: Senhora CABO, eu saí de serviço as 19:10h, só vim assistir o desfile e ver a banda tocar, assim que acabar vou-me embora, ninguém vai me ver.Sei me colocar no meu lugar.
Ela respondeu: AINDA BEM QUE VC SABE. e saiu.
Fiquei alí, com vergonha, confesso. Mas a banda começou a tocar e vi Pedrão Souza, e Rafael tocando, e me lembrei do nosso CFSD, de como foi dificil, e de quantas pessoas passaram pela minha vida, me ajudaram e eu ajudei. nesse momento passou por mim uma das mulheres responsáveis pela militar que sou hoje, um ícone na minha formação, Cap Eliane Peclat, prestei minha continência, mas estava com tanta vergonha que não chamei a atenção dela, nem fui ao seu encontro, somente fiquei de longe admirando, estava linda.
Decidi ir embora, eu não podia ficar ali. Estava fazendo vergonha a corporação, pensei.
Mas me lembrei de ten Cel André nas épocas do curso, que me dizia, você é um ser humano, e mesmo machucada, suja, e traumatizada das batalhas da vida, vc tem seu valor! Vc é um soldado, e não pode desistir de lutar. em nenhuma situação, vc é forte.
Nesse momento vi Cap Bezerra passando, ele também não me viu, e me lembrei de como foi difícil, eu vivia me machucando, e independente do que houvesse, chuva ou sol! lá estava ele dando aula de saúde física, sempre com o semblante confiante, e sempre muito sério, exigia muito dos alunos. Na época achávamos que era desnecessário, que ela era "sugador" mas hoje reconheço que estava nos preparando para a vida. E agradeço.
Parei, olhei para trás, vi a CABO que me humilhou conversando com uns oficiais, morrendo de rir, e voltei.
Voltei porque eu acordo pra trabalhar as 05:20 da manhâ, visto meu chumbão combatente dois numeros maior que o meu manequim modelo masculino, e trabalho combatendo, orientando, e prevenindo.
Ontem as 8h da manha, atendi uma ocorrência com um baleado na cabeça, que sujou minha farda de sangue. Depois atendi uma, estava chovendo me molhou toda, mas como o serviço não pára, secou no corpo, depois, procurando droga num barranco, sujou minha farda de barro e no fim do serviço atendi uma mãe que aos prantos, me implorava para prender o filho, pois o preferia preso a morto, e agarrando-se em mim, me molhou com suas lágrimas.
Eu poderia não estar bem vestida, arrumada, mas sou um SOLDADO DA TERRA DE ORTIZ! como todos ali presentes, e merecia estar ali.
Eu nunca vesti um tergal na minha vida! sempre trabalhei na rua. Minha farda, é mais que um pano. É sangue, suor, barro e lágrimas! trabalho nas ruas atendendo o povo, eu sou do povo. E tenho o direito de assistir ao desfile da Polícia da qual eu faço parte, mesmo estando cansada, suja e marcada pelas batalhas da vida!
Assisti o lindo desfile até o fim, encontrei amigos, que não ligaram para as minhas condições e me cumprimentaram, e eu fiquei feliz em vê-los.
Aquela CABO me ensinou algo importante ontem, que o abismo não está entre oficiais e Praças como rezam as lendas, o abismo da ignorância, intolerância e da falta de caráter está nas pessoas independente da patente.
Trabalho por escala, cumpro todas as minhas escalas especiais, a chefe da minha equipe equipe é a mulher mais bonita da PMES, minha comandante de batalhão também é mulher, e me são exemplos de profissionalismo e respeito! trabalhamos em meio a muitos homens, e não vejo por parte dele praças e oficiais, nenhuma liberdade abusiva e nenhum desrespeito, pois as pessoas sabem com quem estão lidando e quem se impõe deixa claro para que veio.
portando não consigo compreender a atitude da CABO, não consigo explicar como inveja por ser mulher, pois minhas comandantes são OFICIAIS e sempre me trataram com respeito absoluto. Não consigo compreender como despeito pois não há motivos p isso. Só compreendo que, foi mau momento.
Diante disso tudo, quero parabenizar os homens e mulheres de bem, oficiais e praças dessa Polícia Militar, que fazem a diferença, que me são exemplos. parabéns pelo aniversário da corporação, e pelos anos que tens dedicado a um trabalho intenso e de resultados significativos.
Parabenizo até a Senhora CABO, pois me foi um exemplo de como não proceder.
Companheiros, alguns combatentes aqui do Facebook compartilhou esse depoimento. Li e reli o que a brava companheira relatou... E confesso que fiquei muito triste com o ocorrido. Diria até... envergonhada. Sim, envergonhada de ver um irmão de farda tratar o outro militar com tanto desdém.

Só digo uma coisa Gecyanna CA: aquele que nunca arregaçou as mangas e suou a camisa, arriscando sua vida em prol da sociedade... nada pode falar para um combatente, como você, que está na rua diariamente defendendo o cidadão, que está nos becos das periferias caçando traficante, que está a todo momento correndo risco de morte e que honra muito sua farda e toda a responsabilidade de ela lhe trás.

Parabéns a VOCÊ, guerreira de Ortiz, que muito sabiamente soube expressar em palavras sua indignação. Sinto-me privilegiada de fazer parte de uma Instituição, com companheiras tão sagazes e de valor. É uma pena que, como em qualquer lugar, sempre tem aqueles que se utilizam de 'condições' ou 'situações' para menosprezar os demais. Para essas pessoas só tenho a dizer que sinto pena... Pena por se mostrarem tão pequenas!

O melhor que tem a se fazer é ignorar. Deus nos deu o tempo... se formos sábios e pacientes, saberemos o que ele tem pra nos mostrar. O mundo dá voltas e amanhã quem poderá estar passando por uma situação semelhante (ou até pior) será a tal Cabo.

Sucesso em sua jornada! #EstamosJuntos

P.S: Eu também fui ao desfile, depois de um dia INTEIRO de trabalho e debaixo de muuuuita chuva para prestigiar meus companheiros marcharem. Cheguei lá CANSADA, SUADA e ENSOPADA... e qual o problema disso? Sou COMBATENTE, p*&$#@!!! Antes de falar qualquer coisa, vem fazer o que eu faço!!! #ProntoFalei