quinta-feira, 8 de abril de 2021

AQUELE MOMENTO QUE...


 

Mais de 10 anos se passaram e quantas coisas vividas em minha profissão! Passei por momentos de grande orgulho pessoal e de imensa satisfação por fazer parte de uma instituição tão honrosa quanto a Polícia Militar do Espírito Santo. Quem se identifica com a profissão, não acredita que a decepção possa ser algo que lhe fará pensar a respeito em continuar ou não na caminhada. 

O brilho dos meus olhos ficaram perdidos no passado, num passado nem tão distante assim. Quem faz parte da corporação sabe muito bem do momento fatídico que nos retalia até hoje. E, com isso, aquela vontade que tanto me motivava a levantar toda manhã, aquele orgulho de se doar por um bem maior, não era mais fomentado em meu coração.

O que me restou, então? Reorganizar minha vida, reformular minhas metas... reestruturar-me para o que - hoje - espero: a mudança. E transmudar não é tarefa fácil, isso é sabido por todos! Requer, primeiramente, muita resiliência, foco, persistência e determinação.

De uns tempos pra cá decidi por assim fazer... coloquei a bundinha na cadeira e retomei meus estudos. A ideia é galgar uma posição melhor e tentar trazer de volta aquele brilho nos olhos, aquele contentamento novamente. O foco agora é subir mais uma escadinha... sair da espera estadual e partir para o âmbito federal. Pretensiosa? Um pouco. Mas eu não sou a única. E que mal há em querer dar um upgrade na sua vida?

Entretanto, só querer não é o suficiente. Você precisa materializar! Colocar em prática... arregaçar as manguinhas e fazer, executar!!! Parece utópico, não é? "Porra, passar numa Federal não é pra qualquer pessoa, isso é impossível!" De fato, não é pra qualquer pessoa... mas você se subjugar a tal condição, realmente, não merece nem se dar ao trabalho de tentar. Nesse ínterim, digo, nesse meu retorno aos estudos, percebi que a questão toda não é você ser uma pessoa superdotada. O "x" da questão está na força de vontade e na constância. Isso, constância.

Nesse mundo dos concursos públicos, quem logra êxito é quem persiste... dia-pós-dia. Não é fácil, irmão, sentar a bunda na cadeira todo dia e estudar, mas se você não fizer essa porra - todo santo dia - de nada vai adiantar. Você só vai perder tempo. E se for pra perder tempo, tente rever seus primas e se "reencontrar" onde você atualmente está.

Vi muitos depoimentos, muitos casos de pessoas comuns, como eu... como você, que persistiram nesse propósito e conseguiram. Então por que eu não posso conseguir também? Essa porra mesmo!! E vou te dizer, o meu primeiro certame depois que decidi mudar de rumo não foi tão ruim assim. O que me motivou a estudar com mais afinco. E desde então, estou nessa labuta.

A vinda dessa aterrorizante pandemia, chegou a dar uma baixada na moral. Confesso que cheguei a dar uma pausa nos estudos, mas não por muito tempo. E a motivação em continuar foi com a abertura dos dois certames que busco realizar: o da PF e o da PRF. Quer estímulo maior? Mais uma oportunidade. Uma não, DUAS! 

E desse modo tem sido... cada dia, um passo rumo a algo maior. Cada dia uma vitória em ter conseguindo colocar a bundinha na cadeira e ter aprendido uma coisa nova, ou ter revisado e massificado outra. Um dia de cada vez... Se vou passar? Não sei. Se eu não passar, que seja pelo destino e não por não ter feito o que tinha que fazer. 

Com essa mudança toda de foco, cheguei a pensar em apagar o blog. Mas em consideração aos momentos de grande pundonor que vivi nesta nobre instituição, deixarei os registros como uma espécie de acervo de minha trajetória, algumas de minhas memórias... sim, parte delas. Muitas coisas vividas, mas nem todas retratadas aqui, obviamente. Contudo, estas que aqui estão serão mantidas, porém, não mais escreverei cá. 

Mas não pense que a Recruta sumirá das redes, não sumirá. Com as novas metas e as novas perspectivas de vida, das quais me predispus de uns tempos pra cá, continuarei a fazer meus posts, porém, registrando minha saga, minha rotina, meus medos e ansiedades na busca pela minha aprovação, seja na Honrosa PF ou na Gloriosa PRF.

Assim sendo, não deixem de conferir no meu Instagram @concurseirafox51 . Espero vocês lá!